You are currently viewing Terceirização do Setor Financeiro: O que é, vantagens e muito mais!

Terceirização do Setor Financeiro: O que é, vantagens e muito mais!


Terceirização do Setor Financeiro: O que é, vantagens e muito mais!

Seja por meio de uma decisão estratégica ou medida de redução de custos, a terceirização de setores em uma organização é cada vez mais adotada por empresas brasileiras de todos os portes.

Isso acontece, principalmente, pois faz parte da gestão realizar escolhas sobre qual atividade uma empresa precisa focar.

Contudo, talvez seja comum imaginar que o setor financeiro, universal e vital para qualquer negócio, não deve ser terceirizado.

No artigo de hoje, mostraremos para você, caro gestor, que a terceirização do financeiro pode ser a melhor alternativa para seu negócio ser competitivo.

Prossiga conosco!

O que é BPO Financeiro?

A sigla BPO (Business Process Outsourcing) indica uma tendência de diversos empreendedores ao redor do mundo: a de contar com empresas parceiras para realizar processos internos do seu negócio.

Em tradução livre, o termo significa terceirização de processos da empresa. Por consequência, BPO financeiro significa delegar o setor financeiro de uma organização a um terceiro.

Diante da complexidade e relevância das finanças empresariais, principalmente para pequenos negócios, essa atividade fica sob responsabilidade de profissionais especializados.

Porém, não se trata unicamente de deixar tudo a cargo de outro. A terceirização compreende uma parceria estratégica entre sua empresa e a prestadora de serviço.

Entre as atividades que compreendem o BPO financeiro, podemos citar as principais:

  • Relatórios de desempenho financeiro;
  • Cobranças administrativas;
  • Gestão das obrigações a pagar e direitos a receber;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão da folha de pagamento.

Porém, a execução ou não de cada um desses processos ocorrerá por meio de um contrato de prestação de serviços, o qual constará o que a empresa espera manter sob sua alçada e o que pretende delegar.

Como funciona a terceirização do setor financeiro?

A contratação de uma equipe externa à empresa para gerir o financeiro do seu negócio compreende também uma simplificação da gestão.

Se antes era preciso diversos colaboradores, e seus custos empregatícios envolvidos, para a formulação de um setor financeiro robusto. Agora é possível contar com um setor financeiro tecnológico e focado nos resultados do seu empreendimento, graças ao crescimento do BPO financeiro.

Para otimizar o trabalho da equipe parceira, o gestor exerce um importante papel de prestar informações e dados da empresa, de modo que seja possível comandar uma transição, caso já haja um setor financeiro, ou uma implementação, durante a fase de abertura da empresa.

Porém, será que isso é vantajoso para o seu negócio?

Antes de conferirmos as vantagens reais envolvidas, caso você queira realizar uma apuração de custos envolvidos na terceirização e o quanto poderá ganhar se optar por isso, contate-nos: ajudaremos a sua empresa gratuitamente!

Quais as vantagens para sua empresa?

Terceirizar o controle das finanças empresariais pode ser uma solução para muitos problemas que impedem pequenos e médios empreendedores de crescer.

Para além da questão monetária, veremos que a terceirização do financeiro é mais que uma alternativa rentável para o seu bolso.

Quer saber outra verdade? Não importa o porte de sua empresa, ela pode aproveitar das vantagens a seguir. Prossiga!

1 – Otimização de recursos

Já falamos que, ao contratar uma equipe externa, a empresa economiza nos custos agregados a profissionais de carteira-assinada.

Sem considerar, junto disso, o gasto com equipamentos, treinamento e outros procedimentos que servem para estruturar um setor financeiro próprio, mas impactam no orçamento, às vezes já pequeno, de muitas empresas.

Contudo, saiba também que outros dois recursos entram na discussão: tempo e energia.

Com toda a complexidade envolvida ao financeiro terceirizada, é possível dispor de tempo para gerir outros processos que fazem da empresa o que ela é. E entendemos, isso vale muito na correria do dia a dia.

Da mesma maneira, fica a cargo do parceiro contratado a responsabilidade de garantir que vendas a prazo sejam recebidas e obrigações da empresa cumpridas, poupando a energia dos demais membros da organização que, em outra situação, teriam de se preocupar com esse ponto.

2 – Agilidade e eficiência

Eficiência e dinamismo se tornam mais comuns à empresa quando se opta por terceirizar o financeiro.

Os profissionais prestadores desse serviço possuem facilidade em se adaptar à cultura da organização enquanto empregam conhecimento prático de modo ágil.

Juntamente, contam com o uso de tecnologia para, com eficiência, controlar intensas movimentações do fluxos de caixa, emitir documentos digitais ou físicos e para produzir relatórios de desempenho – ponto esse que vale um destaque especial no próximo tópico!

3 – Análise de desempenho financeiro

A emissão de relatórios de desempenho ao longo do tempo é uma das atribuições que podem ser delegadas na terceirização.

No entanto, mais do que somente relacionar em um relatório a evolução das receitas, das despesas ou dos lucros, uma análise é feita.

Essa análise facilita a tomada de decisões, tanto do gestor quanto da própria equipe financeira, e correlaciona as atividades operacionais com os resultados alcançados, mostrando se a empresa caminha na direção correta ou não.

4 – Gestão focada em resultados

A depender do contrato firmado, a empresa contratante pode realizar alterações no quadro dos profissionais contratados, propor mudanças, entre outras ações voltadas para seus resultados.

a empresa contratada também trabalha focada em alcançar os objetivos do cliente, de modo que ambos saiam satisfeitos com o serviço.

5 – Garantia de qualidade e confiança

Nada melhor e mais benéfico que contar com parceiros que elevem o nível da empresa.

Isso também é regra para a terceirização, porque, no momento da contratação, é preciso buscar por prestadoras de serviço de qualidade e preocupadas com a saúde financeira do seu empreendimento.

Por isso, não tenha dúvidas e nem preocupações: conte com o profissionalismo e competência da Póllo Consultoria.

Para quais negócios é indicada a terceirização?

Toda empresa possui suas finanças, portanto, podem terceirizá-las e aproveitar as vantagens envolvidas.

Mas, de modo geral, a prática é amplamente difundida entre MEIs (Microempreendedores), comércios e serviços de pequeno a médio porte.

O pré-requisito para que a terceirização se mostre a melhor escolha a ser feita, é conhecer como sua empresa lida, hoje, com suas finanças.

É possível ter controle completo do fluxo de caixa? As obrigações são pagas em dia e com possibilidade de conseguir desconto? Como são geridos os pagamentos aos funcionários? Entre outros questionamentos a serem feitos que te ajudarão.

Conclusão

Na leitura deste artigo você entendeu do que se trata a terceirização do setor financeiro, ou ainda, do BPO financeiro.

Essa medida vem ganhando cada vez mais empresas adeptas, assim, olhar atentamente para ela é uma maneira de manter seu negócio na vitrine do mercado em que atua.

Lembramos sempre, a evolução é constante, então, não perca tempo: esperamos por seu contato e ficaremos felizes em sanar qualquer dúvida.

Agradecemos sua leitura!

Deixe um comentário